
Inês Vinagre
Primeira escola de viena
A Primeira Escola de Viena é o termo que se dá ao grupo dos três melhores compositores do classicismo. Que são Joseph Haydn, Wolfgang Amadeus Mozart, e Ludwing van Beethoven.
Joseph Haydn nasceu em 1732 em Rohrau, na Áustria. Foi através de um tio que teve a sua primeira formação musical. Foi menino do coro na Catedral de Viena. Aprendeu contraponto sozinho e foi travando conhecimento com personalidades importantes de Viena, obtendo assim lições de composição com Nicola Porpora.
Em 1758 Haydn ocupou o seu primeiro cargo importante, ao ser contratado para dirigir a orquestra que o Conde karl von Morzin, um nobre muito influente em Viena, mantinha na sua residência privada.
O ano 1761 marcou a grande viragem na carreira de Haydn, entrou ao serviço dos Esterházy, uma das mais poderosas famílias da Hungria e patrona das artes, onde os serviu durante quase toda a sua carreira.
Haydn era o responsável por toda a música dentro do palácio, onde semanalmente eram apresentadas óperas e, música sinfónica, recitais de música de câmara nos quais o príncipe também participava a tocar baryton.
Em 1970 o príncipe Nicolaus morre, e sucede-lhe o seu irmão, Anton Esterházy, que era pouco fascinado pelas artes. Com isto as obrigações musicais do Haydn diminuíram e isto permitiu-lhe fazer inúmeras viagens onde deu a conhecer algumas das suas obras e criar outras.
A sinfonia do adeus é uma das obras do seu vasto reportório, Haydn escreveu esta sinfonia com o propósito do rei lhe dar férias, tanto a Haydn, como aos músicos da orquestra, tendo sido bem sucedido.
Wolfgang Amadeus Mozart nasceu em 1756 na cidade de Salzburg, na Áustria. Era filho de Leopold Mozart, violinista e compositor, dedicou-se inteiramente à educação e formação de W. A. Mozart, acompanhado-o em inúmeras viagens com o objetivo de exibir o talento do filho.
Mozart familiarizou-se com todo o tipo de música praticada na época em território europeu. A sua obra foi uma síntese de estilos, refletiu a música desta época de uma forma excecional. A maior parte da sua música foi composta por encomenda.
Trabalhou para a corte de Joseph II em Viena, mas nunca como compositor da corte, assumiu apenas funções pedagógicas e outra de carácter menor.
Mozart teve como principais influencias J.S.Bach e J. Haydn.
Mozart tinha uma vasto reportório. O Requiem é umas das suas obras mais conhecidas da música sacra.
Ludwing van Beethoven nasceu em 1770 em Bonn, Alemanha. Beethoven tinha uma vida familiar muito conturbada. Tenha um talento excecional, aos 8 anos começou a ter lições de cravo e composição com Christian Gottlob Neef.
Em 1784, tornou-se organista assistente na Capela da Corte e conhece o Conde Walstein que o enviou para Viena para estudar com J. Haydn. Passado dois anos Beethoven regressa à sua terra natal devido à morte da sua mãe. Começa a fazer cursos de literatura, onde começa a ter os primeiros contactos com as ideias da Revolução Francesa, com o “iluminismo” ideias que se tornaram fundamentais na sua arte.
Em 1792, Beethoven parte definitivamente para Viena, onde tem lições com Haydn e com Antonio Salieri. Tornou-se um pianista virtuoso, cultivando admiradores, muito dos quais da aristocracia.
A surdez de Beethoven começou a manifestar-se já em 1796 quando tinha 26 anos, e foi agravando gradualmente até 1820 quando já praticamente não ouvia.
A sinfonia nº9 é a sua última sinfonia, onde já a dirigiu quase surdo devido a sua doença.


